Assim que o Enzo nasceu, minha mãe me deu de presente o livro "A Encantadora de Bebês Resolve os Seus Problemas" de Tracy Hogg & Melinda Blau, ensina como os pais devem agir com os seus filhos, desde os primeiros dias de vida até os primeiros anos da infância. Apresenta técnicas que, além de facilitar nosso dia-a-dia, acalmam os bebês e esclarecem dúvidas sobre a criação de crianças pequenas.
Comecei a ler quando dava e quando tinha tempo, pois tempo quando se tem um recém nascido em casa, tempo é algo um tanto quanto difícil de se conseguir. E é ai que entra o livro! Ele é famoso entre as mamãe do mundo inteiro, e prega que um bebê que tem rotina, torna-se (como a própria autora cita) um bebe anjo. De fato, funciona. Todas as pessoas que eu conheço, que leram e aplicaram as técnicas em seus filhos, aprovam e recomendam de olhos fechados.
Gente, funciona. De verdade! Eu comecei a 'aplicar' a rotina no Enzo aos poucos, até porque, eu nunca fui uma pessoa caxias em relação à rotina. Então, aos poucos fui me adaptando até conseguir fazer tudo exatamente no mesmo horário. O Enzo virou outro bebê. Ele sempre foi um bebê anjinho, não costumava chorar por bobeira, apenas quando estava com fome ou sono, mas conforme ele foi crescendo, foi começando a ter a tal das 'manias'. O estopim foi quando ele estava com uns 3 meses e meio. Ai, eu tive que mudar radicalmente, li o livro de novo e comecei aplicando a rotina, sabendo que ele não mudaria da noite para o dia, mas tendo fé que ele conseguiria melhorar em alguns dias (Em menos de 4 dias ele já era outro). O livro determina uma rotina de 3 em 3 horas, ou, para crianças maiores, que é o meu caso, de 4 em 4. Com um sistema chamado E.A.S.Y. (Em inglês - Comer, Atividade, Sono e Tempo para você), você organiza a vida dele dessa forma: Ele come, brinca, dorme e enquanto isso, você tem tempo para fazer outras coisas. E essa é a rotina deles, até eles começarem a comer. Depois, começa com outro tipo de rotina. O livro tem diferentes métodos de rotinas de acordo com a idade dos bebês e crianças. Além de 'ensinar' como fazer para que o bebê durma a noite inteira, por pelo menos 7 horas ininterruptas. O Enzo começou a dormir por mais de 7 horas com apenas 1 semana de vida. Como ele mamava super bem durante o dia, mesmo o pediatra não recomendando, eu passei a não acordá-lo para mamar de madrugada e ele nunca mais acordou. Nunca mesmo. A chupeta pode cair, eu posso ascender a luz do quarto, posso estar ouvindo música, conversando com os amigos, que ele continua dormindo igual uma pedra. Então, vou contar pra vocês como era o meu dia-a-dia e como ele é agora.
Como eram os meus dias ANTES de organizar a rotina:
O Enzo acordava em torno das 09:00, ia pra minha cama, eu dava mamadeira (150 ml) e ele dormia até às 12:00. Depois, eu dava mais mamadeira, e ele mamava bem menos (entre 90 e 120 ml), menos de 2 horas depois, ele já estava querendo mamar de novo, além de estar sempre irritadinho, não querendo ficar sozinho e dificilmente dormia mais que 30 minutos a tarde. E era assim até mais ou menos 11 da noite. Eu dava mamadeira na hora que ele bem entendesse e ele nunca mamava ela inteira. Era sempre 60 ml aqui, 120 ali, sendo que o normal pra ele era 180. Ou seja, ele nunca mamava o suficiente e tinha fome o tempo todo. Consequentemente eu não podia me programar pra nada, não podia marcar almoço com alguém, não podia passear, não podia cuidar de mim e nem ir à esquina, pois não sabia se ele ia ficar com fome enquanto eu estivesse fazendo alguma coisa. Era um caos. Na maioria das vezes eu não conseguia nem almoçar direito.
Como são os meus dias DEPOIS de organizar a rotina:
08:00 - O Enzo acorda, vai pra minha cama e mama 180 ml e depois dorme em média umas 2 horas.
10:00 até às 12:00 - Ele acorda, coloco no tapete e ele fica brincando com os bichinhos dele.
12:00 - Dou 80 ml de suco de laranja
13:30 - Mama 210 ml
14:00 até as 15:00 mais ou menos - Brinca
15:00 - 16:00 - Dorme
16:00 - Acorda e brinca um pouquinho
16:30 - Dou uma fruta
16:30 Até 17:30 - Brinca
17:30 - Mama 210 ml
18:00 até às 19:00 mais ou menos - Brinca
19:00 até às 20:00 - Dorme
20:00 - Banho
20:30 até às 21:30 - Brinca
21:30 - Mama 210 ml
22:00 - Vai para o berço, 'reclama' por uns 10 minutos e dorme
00:00 - Dou a 'mamadeira dos sonhos', com 90 ml.
E assim são meus dias depois de colocá-lo na rotina. Sou cri cri com isso, porque eu vi que realmente funciona. Ele nunca deixou de mamar tudo, ficou mais independente e não quer tanta atenção, posso sair com os amigos, passear no parque, e fazer qualquer outra coisa, pois me baseio nos horários dele. Meu humor melhorou, o clima na minha casa melhorou e ele, claro, melhorou bastante.
Vale lembrar que o ideal é começar esse sistema de rotina assim que o bebê nasce. Porque quanto mais tarde, mais dificuldade você e ele terão de se acostumarem à isso.
Alguns bebês se adaptam à rotina em menos de 1 semana, como aconteceu comigo. Outros demoram mais um pouco, é normal. Mas não deixem de fazer isso e lembrem-se que é o bebê que tem que se adaptar aos seus horários, não o contrário. Então, comprem o livro. Garanto que será um dos melhores investimentos para vocês mesmas. ;)
PS: Existem 2 livros dessas mesmas autoras. Um é azul e o outro é Rosa. Os dois são basicamente a mesma coisa, mas pelo que li, o rosa tem umas 'melhorias'. O que eu tenho é o rosa. Ele é vendido em praticamente todas as livrarias e tem pela internet também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário